Nas Notícias

“Feliciano Duarte nunca se apresentou em Berkeley”, confirma professora

Deolinda Adão, professora da Universidade da Califórnia, em Berkeley, reafirma, em nota, que Feliciano Barreiras Duarte “nunca se apresentou em Berkeley” e que nunca recebeu “qualquer trabalho académico” do novo secretário-geral do PSD.

Feliciano Duarte, o novo secretário-geral do PSD, incluiu no seu currículo, durante anos, o estatuto de ‘visiting scholar’ na Universidade da Califórnia, em Berkeley, apesar de o seu nome não constar nos registos da universidade e de nem sequer ter estado lá.

Em declarações ao semanário Sol, Feliciano Duarte reconheceu a imprecisão, mas garantiu ter uma carta, assinada por Deolinda Adão, que dava conta do seu título de investigador convidado na instituição.

À mesma publicação, a professora considerou o documento apresentado como “forjado” – até porque estava escrito português – contrariamente ao Feliciano havia alegado.

Esta segunda-feira, numa nota enviada ao Observador, Deolinda Adão esclarece que teve conhecimento do “doutorando, o Dr. Feliciano Duarte” pelo “Professor Doutor Manuel Pinto de Abreu”, que lhe solicitou um trabalho de investigação na Universidade da Califórnia, em Barkeley.

“Depois de um contacto inicial, emitimos uma carta-convite, redigida em inglês, e que tem o objectivo de desencadear o processo no Departamento de Relações Internacionais que emite todas as autorizações de visitas a Berkeley, tal como toda e qualquer documentação referente ao estatuto dado ao visitante em questão, acrescenta.

Por isso, esclarece a professora, a o documento apresentado pelo secretário-geral do PSD apenas certifica a “sua inscrição” para “realizar uma estadia na Universidade de Berkeley”.

Deolinda Adão, dá “o assunto como terminado” ao reiterar, por isso, que “Feliciano Duarte nunca se apresentou em Berkeley como ‘visiting scholar’, nunca deu seguimento ao processo para viabilizar esta deslocação, e nunca me apresentou qualquer tipo de trabalho académico”.

Em destaque

Subir