Desporto

Federer e Sharapova eliminados nos oitavos do US Open

O inesperado aconteceu pela mão de Roger Federer, pentacampeão do ‘major’ nova-iorquino, ao perder frente ao australiano John Millman em quatro sets, pelos parciais de 3-6, 7-5, 7-6 (9-7) e 7-6 (7-3).

O helvético, de 37 anos, chegou aos oitavos de final com um registo histórico de 40 vitórias diante jogadores fora do ‘top-50’, mas Millman (55.º do ‘ranking’), mesmo cedendo o primeiro ‘set’, conseguiu recuperar e afastar o adversário de Flushing Meadows, onde há dez anos conquistou o último dos seus cinco títulos consecutivos.

Antes de consumada a derrota, Federer chegou a liderar por 6-3 e 5-4, com 40-15, mas não fechou nenhum dos dois pontos para o ‘set’, falhando igualmente o ponto de partida que dispôs no ‘tiebreak’ do terceiro parcial. Millman aproveitou e agarrou o encontro, numa noite em que a humidade subiu aos 83 por cento.

“Estava muito quente. Foi uma daquelas noites em que senti que não conseguia respirar. Não havia circulação de ar. Por alguma razão, tive mais dificuldades. É uma das primeiras vezes que me acontece”, confessou o número dois mundial.

John Millman precisou, ainda assim, de três horas e 38 minutos para, na sua estreia no Arthur Ashe Stadium, se impor a Roger Federer, que concretizou 13 ases e 65 ‘winners’ e disparou 10 duplas faltas e 76 erros não forçados.

“No início, não conseguia sequer movimentar-me. Ele estava a jogar à vontade e a dominar facilmente, até que venci o segundo ‘set’ e encontrei o meu caminho, tornei-me mais agressivo. Estive bem no serviço e o Roger não esteve tão bem”, afirmou o australiano que, durante uma semana este ano, foi parceiro de Federer para preparar Wimbledon.

Além da primeira vitória ante um jogador do ‘top-10’, John Millman, que foi operado em fevereiro e já havia sido submetido a duas cirurgias ao ombro, fê-lo diante daquele por quem nutre especial consideração, antes de enfrentar o bicampeão Novak Djokovic.

Marin Cilic, por sua vez, bateu o belga David Goffin (10.º da hierarquia) em apenas três ‘sets’, pelos parciais de 7-6 (8-6), 6-2 e 6-4, para marcar encontro nos quartos de final com Kei Nishikori, numa reedição da final de 2014 ganha pelo croata.

Maria Sharapova viveu noite semelhante à de Roger Federer mas frente à espanhola Carla Suárez Navarro, que resolveu festejar o 30.º aniversário com uma vitória, por 6-4 e 6-3, e a qualificação para os quartos de final.

Depois da estreia no Arthur Ashe Stadium, a 30.ª cabeça de série vai disputar o acesso às meias-finais com a norte-americana Madison Keys.

Em destaque

Subir