Desporto

Federação cria III Liga num “amplo plano de emergência”

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) aprovou, nesta quarta-feira, “um amplo plano de emergência e reestruturação do terceiro escalão do futebol sénior masculino português”, que resulta na criação de um novo escalão: a III Liga, que dará acesso à II Liga, já a partir da próxima temporada. Também os formatos dos campeonatos de futsal serão alvo de uma avaliação.

Segundo um comunicado da FPF, vai ser criada na próxima época a III Liga, uma reestruturação que resulta de “uma reflexão dos últimos seis meses com as associações e demais sócios” federativos.

O plano tem como principais objetivos “assegurar o maior número possível de projetos equilibrados; aumentar a competitividade; melhorar a qualidade de jogo e aproximar os adeptos do futebol local”.

A nova prova, “designada para já ‘III Liga’ servirá de acesso à LigaPro”, esclarece a Federação. .

“Na época 2020/21 competirão no Campeonato de Portugal as seguintes 96 equipas: duas vindas da Liga Pro, 70 que permanecem, 20 que ascendem das competições regionais e quatro novas equipas B”, refere o comunicado.

Nas três épocas seguintes, a III Liga e o Campeonato de Portugal verão o número de clubes reduzir-se até 76.

A FPF revela que estabeleceu um acordo com o Sindicato dos Jogadores, para que os profissionais destas competições tenham como “valor de remuneração base o salário mínimo nacional”.

“Definidos os moldes em que decorrerão as competições nacionais não profissionais de futebol na época 2020/21 e 2021/22, a FPF continuará agora a estudar os formatos e calendários das provas de futsal nas próximas temporadas”, conclui o comunicado.

Em destaque

Subir