Nas Notícias

Febre de dengue não se confina à Madeira: há 12 casos de ‘exportação’, confirma a Direção-Geral de Saúde

mosquitoO surto de dengue na Madeira já extravasou o arquipélago. A Direção-Geral de Saúde confirmou ontem que, dos 62 casos confirmados, há 12 pessoas contaminadas que já deixaram a região: metade residem em Portugal continental, os outros seis são turistas que estiveramd e visita.

Doze dos 62 casos de dengue confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge já deixaram a região da Madeira, onde o surto começou. A confirmação foi ontem emitida pela Direção-Geral de Saúde (DGS), que precisou ainda mais: seis dos casos são portugueses que residem no território continental e os restantes são estrangeiros que estiveram de visita no arquipélago (tendo sido confirmados pelas autoridades de saúde dos respetivos países).

A febre não provocou nenhum óbito, estando diagnosticados 463 casos prováveis e internados seis pacientes, complementou a DGS.

No mesmo boletim, o organismo refere que as viagens para a Madeira continuam a decorrer sem quaisquer restrições, embora seja aconselhada a adoção de medidas para evitar o contágio, como redes mosquiteiras e repelentes. É “absolutamente necessário, nesta fase, prosseguir as medidas de pulverização das aeronaves à saída do Aeroporto do Funchal, segundo as orientações estabelecidas pelas organizações internacionais (IATA), na medida em que os inseticidas utilizados em espaços confinados são eficazes”, complementou a DGS.

Em destaque

Subir