Economia

FDO avança com pedido de insolvência e não recebe trabalhadores grevistas

fdoA FDO, empresa de construção com sede em Braga, prepara-se para declarar insolvência, o que abre caminho para o desemprego de cerca 750 trabalhadores. A administração adianta que o pedido de insolvência é irreversível. Os alários em atraso acumulam-se desde novembro.

É uma das maiores empresas de construção de Braga e prepara-se para declarar insolvência, numa altura em que acumula salários em atraso e dívidas a fornecedores. Na passada sexta-feira, a FDO avançou com um pedido de insolvência.

A empresa de construção acumula dívidas de 220 milhões de euros, sendo que 80 milhões são débitos a fornecedores. Desde novembro, os trabalhadores da FDO não recebem remuneração. Por pagar, está metade do salário desse mês, o salário de dezembro e de janeiro e ainda o subsídio de Natal.

Os trabalhadores reuniram-se à porta da empresa. Manifestam-se surpreendidos, apesar de terem consciência das dificuldades da empresa em cumprir com as dívidas aos fornecedores. A administração esteve reunida com alguns representantes dos profissionais da FDO e manifestou que não altera os planos de avançar com a insolvência. 

As rescisões de contrato avançam a partir desta segunda-feira. Está previsto um comunicado da administração da FDO, que se recusou a receber, nesta segunda-feira, alguns trabalhadores e representantes sindicais. Albano Ribeiro, Sindicato de Construção de Portugal, considera que esta atitude é “inqualificável”.

Em destaque

Subir