Ciência

FCT deixa sem bolsa duas vencedoras do Prémio Pessoa

As investigadoras Irene Flunser Pimentel e Maria Manuel Mota, vencedoras do Prémio Pessoa em 2007 e 2013, ficaram de fora das 500 bolsas atribuídas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Rejeitadas as candidaturas ao ‘Concurso Estímulo ao Emprego Científico’, as duas prestigiadas cientistas vão ficar… sem salário.

“Posso passar por arrogante, mas fiz uma proposta cuidada e achei que tinha muitas probabilidades de conseguir a posição”, comentou Maria Manuel Mota, em declarações ao Observador.

O projeto da cientista ia desvendar como a malária infeta primeiro o fígado, podendo abrir a porta à cura de uma doença que, em 2015, afetava 214 milhões de pessoas.

A fundação La Caixa (a terceira maior do mundo) vai suportar “o desenvolvimento do projeto”, mas “não paga o meu salário”, lamentou a investigadora.

Irene Flunser Pimentel, distinguida em 2007, ficou sem apoio para estudar o relacionamento entre a PIDE/DGS e os serviços secretos europeus e norte-americano.

A historiadora declarou, ao Diário de Notícias, ter ficado “surpreendida” com o chumbo da candidatura, sem tecer mais comentários.

A FCT aceitou 500 candidaturas e recusou 3600.

Em destaque

Subir