Desporto

FC Porto-Spartak: “Grandes favoritos foram eliminados”, diz Villas-Boas

Treinador do FC Porto antevê uma eliminatória difícil, frente ao Spartak de Moscovo, que começa a disputar-se hoje, no Estádio do Dragão. “Houve tempo para recuperar da festa” e agora a “realidade é outra”. Quanto a favoritismos, Villas-Boas realça que, na Liga Europa, “houve grandes favoritos que passaram a eliminados”.

O treinador prevê uma eliminatória difícil, frente a um adversário que dexou marcas, na presente temporada, nas duas competições europeias onde esteve envolvido.

Apesar de o FC Porto ter os seus argumentos, o técnico portista realça que o “o Spartak de Moscovo vem da Liga dos Campeões com resultados estrondosos, fora de casa”. Esses resultados são sinais de “um talento individual muito grande”, que Villas-Boas reconhece.

Confrontado com as perspetivas que colocam o FC Porto no topo da lista de favoritos, o treinador rebate a tese com pragmatismo: “Já caíram grandes equipas nesta competição, que de grandes favoritos passaram a eliminados. Isso não é importante. O importante é estar presente na final e conquistar o troféu”.

Ao contrário da expectativa que foi gerada, “de facilitismo”, o FC Porto “tem de se adaptar a uma nova realidade competitiva”. A qualidade do adversário “alerta para a responsabilidade de dar o máximo”.

Para Villas-Boas, o Spartak é “uma equipa forte”, pelo que “a eliminatória será decidida na segunda mão”. O facto de o clube estar a recuperar da festa do título é motivo de apreensão, mas com os ânimos controlados.

“Houve tempo para recuperar da festa. Agora, estamos num novo ambiente competitivo. É preciso esquecer o que se passou, mas temos de fazê-lo, porque o Spartak proporciona um espaço mais aliciante”, sublinha.

Villas-Boas afasta qualquer tese de vantagem do Spartak por jogar a segunda mão perante os seus adeptos. “Somos tão competitivos em casa como fora. Aliás, o nosso registo fora é superior ao registo caseiro”, diz

O técnico portista desmente o interesse falado na Imprensa, com notícias que apontam como possível a sua saída do FC Porto. “É especulação. Agora, estamos preocupados com a sede de ganhar, que está presente nos jogadores e em mim”, disse.

O FC Porto-Spartak de Moscovo tem início marcado para as 20h05 e terá transmissão em direto na SportTV1.

Em destaque

Subir