Desporto

FC Porto: Portimonense recebe o novo campeão

Depois de garantir o título e após uma goleada que abre as portas das meias-finais da Liga Europa, o FC Porto regressou ao trabalho, para preparar a deslocação ao terreno do Portimonense, em partida da 26.ª jornada. Villas-Boas tenta manter invencibilidade e igualar feito de Jimmy Hagan.

Com o título garantido, poderá parecer que a equipa de André Villas-Boas não tem mais nada a ganhar neste campeonato. No entanto, há um feito por conquistar, à distância de cinco jogos: igualar uma conquista que só o Benfica tem no historial: um campeonato sem derrotas.

O técnico encarnado Jimmy Hagan conseguiu-o, na época de 1972/73, e Villas-Boas pode agora repetir este raro feito no futebol mundial, que só se verificou em Portugal uma vez.

O FC Porto joga no domingo, em Portimão, frente a um adversário que luta pela manutenção e que precisa de pontos para escapar a uma descida cada vez mais iminente. A cinco pontos da linha de água, o Portimonense não pode ceder, nem contra o novo campeão.

André Villas-Boas deverá dar descanso a alguns titulares, até porque tem soluções no banco que oferecem garantias. Varela e Hulk devem ser poupados, com a dupla Rodriguez-Rodriguez como provável no onze. O colombiano James e o uruguaio Christian devem entrar de início.

No meio-campo, Souza poderá ter mais uma oportunidade, para poupar Fernando, e Moutinho também pode ceder espaço a Beluschi, que foi empurrado para o banco por Guarín. Villas-Boas tem soluções de sobra do meio-campo para a frente, mas pouca margem de manobra na defesa.

O FC Porto tem 71 pontos, fruto de 23 vitórias e dois empates, mas há um registo igualmente impressionante, além dos 16 pontos de vantagem sobre o Benfica e dos 32 sobre o Sporting: os dragões têm mais do dobro dos pontos do quinto classificado.

É por isso em clima de euforia que os adeptos portistas se deslocam ao Algarve, naquela que será a primeira ‘aparição’ nacional do novo campeão. O defesa Emídio Rafael é a única ausência do plantel azul e branco, na preparação desta partida.

Em destaque

Subir