Desporto

FC Porto: Os 30 anos de liderança de Jorge Nuno Pinto da Costa

pinto_costa1Foi a 17 de abril 1982 que o FC Porto elegeu pela primeira vez aquele que se viria a tornar o Presidente mais enigmático da história do clube e do futebol português. Na liderança do emblema do norte leva já a marca impressionante de 108 títulos, e promete não ficar por aqui.

Jorge Nuno Pinto da Costa assinala esta terça-feira 30 anos à frente do FC Porto. Amado pelos portistas odiado por todos os restantes, o Presidente mais carismático da história dos dragões regista uma marca impressionante no clube. Desde que foi eleito, a 17 de abril de 1982, o FC Porto conquistou 108 títulos com este homem ao comando, 56 no futebol, 17 no andebol, 26 no basquetebol, 57 no hóquei em patins e ainda 4 no voleibol.

Entre as inúmeras tardes e noites de glória, destacam-se quatro. Em 1987 o FC Porto vence a Taça dos Clubes Campeões Europeus, na famosa final frente ao Bayern de Munique, que ficou celebre pelo calcanhar de Madjer. 16 anos seria José Mourinho, contratado por Pinto da Costa à União de Leiria, a erguer a Taça UEFA, um ano antes de erguer também a Liga dos Campeões. Entre inúmeros campeonatos nacionais, Pinto da Costa estava também na liderança a época passada, quando com André Villas-Boas o FC Porto vence novamente uma competição europeia, a Liga Europa.

A mancha na sua presidência acontece 2004, na altura em que rebenta o escândalo do Apito Dourado. Pinto da Costa acabaria por ser absolvido.

Um ano antes, pela altura em que o Estádio do Dragão era inaugurado, houve quem quisesse dar o seu nome à obra. O líder azul e branco recusou.

Com 74 anos, Jorge Nuno Pinto da Costa é o Presidente com mais títulos a nível mundial.

Em destaque

Subir