Desporto

FC Porto olímpico afasta Roma e garante Champions

O FC Porto venceu a Roma, por 3-0, na segunda mão do play-off da Liga dos Campeões, e garantiu acesso à fase de grupos, bem como um encaixe financeiro de 14 milhões. Felipe, aos oito minutos, Layún, aos 73, e Corona, aos 75, selaram o triunfo.

Um grande FC Porto, no Estádio Olímpico de Roma, surpreendeu a equipa de Luciano Spalletti. A lesão de Maxi Pereira (aparentemente grave) é a única nota negativa numa grande noite europeia da equipa portuguesa.

Depois de um empate a um golo que deixava a equipa de Nuno Espírito Santo em desvantagem, no estádio do rival, um grande rival, foi operada a reviravolta. E não é justo menosprezar os méritos dos azuis e brancos, alegando que jogaram, uma vez mais, perante 10 jogadores, com a expulsão de De Rossi ainda na primeira parte, e contra nove, quando Emerson decidiu ser violento, já na etapa complementar.

Os dragões foram quase sempre superiores, em todos os capítulos, e transformaram a Roma num adversário macio, quase inerte, quase vulgar.

O golo chegou cedo e tranquilizou o conjunto da Invicta. Mas chegou cedo porque o FC Porto fez por merecê-lo, perante a apatia italiana. Spalletti esperaria um adversário a explorar o contra-ataque, mas Nuno Espírito Santo montou uma equipa dominadora, capaz de importunar o guardião polaco Wojciech Szczesny.

O intervalo chegou com De Rossi a perder a cabeça e a agredir Maxi. O uruguaio parecia recuperado daquela entrada duríssima, mas viria a colocar mal o pé no relvado, num lance posterior. E saiu em maca, lesionado com aparente gravidade. É a nota negativa desta grande noite europeia do FC Porto.

A segunda parte trouxe mais do mesmo. Um dragão mandão e uma Roma de cabeça perdida. Emerson tem uma entrada ainda mais dura do que a de De Rossi e recebe o natural cartão vermelho. Corria o minuto 50.

Contra nove, seria de esperar um controlo total do encontro, que veio a acontecer, ainda que com um ou outro sobressalto escusado, e até Layún ter ampliado para um 2-0 que deitou por terra as poucas hipóteses dos transalpinos.

Corona ainda teve tempo para espalhar magia, com um golo de autor, perante uma defesa totalmente desfeita, em termos anímicos.

Com o desfecho desta eliminatória, Portugal volta a ter três equipa na fase de grupos da Liga dos Campeões.

O sorteio da fase de grupos realiza-se já nesta quinta-feira.

Em destaque

Subir