Desporto

FC Porto cumpriu metas financeiras, revela a UEFA

O FC Porto “cumpriu as metas definidas para a temporada 2017/18” no âmbito do ‘fair-play’ financeiro e vai continuar “no regime de observação, anunciou hoje a Câmara de Investigação do Corpo de Controlo Financeiro dos Clubes da UEFA em comunicado.

Aquela câmara, liderada por Yves Leterme, publicou hoje uma atualização sobre os vários clubes que assinaram acordos de regularização das regras de controlo financeiro e que participaram nas competições europeias na época que findou.

“FC Astana, Besiktas e FC Porto cumpriram as metas definidas para a temporada 2017/18 e vão continuar no regime de resolução”, explicou aquele órgão, sublinhando que os três emblemas vão manter-se sob observação, o cazaque e o turco em 2018/19, e os ‘dragões’ até 2020/21, “como originalmente previsto”.

As restrições impostas pela UEFA levaram o FC Porto a iniciar a época 2017/18 sem novas contratações, fazendo apenas regressar à equipa jogadores que estavam emprestados. Os ‘dragões’ acabaram por sagrar-se campeões nacionais.

Entre as decisões hoje anunciadas, o Mónaco, treinado por Leonardo Jardim, a Roma, o Zenit São Petersburgo, o Krasnodar e o Lokomotiv de Moscovo saíram do regime por terem cumprido os requisitos, enquanto Fenerbahçe e Inter de Milão, por outro lado, cumpriram “parcialmente” os requisitos e ficam sem restrições na inscrição de jogadores em provas europeias.

Por outro lado, o Rubin Kazan terá de responder perante a UEFA por ter “quebrado o acordo em maio de 2014”, falhando o requisito de ‘break even’ em 2017/18.

Os franceses do Paris Saint-Germain, sob investigação por uma alegada quebra das regras de ‘fair play’ financeiro, após as contratações de Neymar (222 milhões de euros) e Mbappé (empréstimo com opção de compra de 180 milhões), viram a investigação ser encerrada após a entrada de “um valor significativo e justo após ajustes nos contratos de patrocínio”.

Apesar do fecho da investigação, o impacto financeiro da atuação no mercado de transferências e o ‘break even’ no ano financeiro de 2018 “continuará sob apertado escrutínio nas próximas semanas”.

A Câmara decidiu ainda multar em 100 mil euros o Marselha, por uma “pequena quebra no acordo”, enquanto o Galatasaray e o Maccabi Telavive “não cumpriram o acordo”, celebrando um novo documento que impõe restrições nas inscrições de jogadores e a retenção dos prémios devidos aos clubes por participação em provas europeias.

Em destaque

Subir