Desporto

FC Porto – Benfica: Um clássico transmitido para a realidade virtual

fcporto_benfica_gearvr_realidade_virtual

O clássico do futebol português entre o FC Porto e o Benfica, a disputar este sábado, será o primeiro jogo de futebol com transmissão para os dispositivos de realidade virtual.

Numa parceria que junta a Samsung (Óculos Gear VR), a NOS, a SporTV e a Liga Portuguesa, o clássico deste fim de semana entrará para a história da tecnologia, sendo o primeiro jogo a ser transmitido para este tipo de dispositivos.

“É com enorme orgulho que a Liga Portuguesa de Futebol Profissional se associa a estes parceiros e a esta iniciativa revolucionária no paradigma do visionamento de um jogo de futebol. O encontro entre o FC Porto e o SL Benfica ganhará, deste modo, um ainda maior número de espectadores, a somar aos milhares de adeptos no Estádio do Dragão e aos milhões que irão seguir, com emoção, a transmissão televisiva. O futebol profissional português e a sua espetacularidade serão levados a um nível nunca visto. Por ser um evento pioneiro e pela mais-valia que o lançamento dos Samsung Gear VR representam, foi com imensa satisfação que a Liga Portugal recebeu, de braços abertos, este projeto”, disse Pedro Proença, Presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

“A NOS como Sponsor da Liga NOS e parceiro tecnológico desta ação, congratula-se por voltar a fazer história na transmissão de conteúdos desportivos em Portugal. Depois de ter sido o primeiro operador a transmitir em direto e em 3D um jogo da seleção nacional e a final de golfe do Masters Augusta, em 2010 e mais recentemente conteúdos de surf em ultra alta definição (4k), a NOS dá mais um passo na experiência que proporciona aos Portugueses”, afirmou Hugo Figueiredo, Diretor de Marca e Comunicação da NOS.

A vantagem – em termos de inovação – de uma transmissão de um jogo para a realidade virtual, prende-se com o facto de ser possível ao telespetador visualizar o jogo como se estivesse dentro do campo. A visualização do terreno em 360º com os Gear VR, permite uma forma de ver o jogo que na TV não é possível.

Para quem não pode ir ao estádio, a Samsung colou os Gear VR em alguns locais para que os utilizadores possam assistir ao jogo usando esta tecnologia. São eles o Fórum Almada e os cinemas NOS do Centro Comercial Colombo.

 

Em destaque

Subir