Tecnologia

Faz hoje 20 anos que a primeira fotografia foi colocada online

horribles_cernettes_1Imagem de uma ‘Girls Band’ foi colocada na Internet em 1992. Até então, apenas só texto e alguns gráficos básicos tinham estado disponíveis.

Assinala-se hoje um pouco daquela que é a história da Internet. Para conseguir ler este artigo, muita coisa foi criada e melhorada ao longo dos anos. E se hoje temos plataformas dinâmicas, rápidas, capazes de lhe fornecer informação em milésimos de segundo, as coisas nem sempre foram assim.

Estava-se em 1992 e os primeiros passos na rede haviam sido dados um ano antes, durante a Guerra do Golfo, onde os Estados Unidos a utilizaram para comunicações.

No laboratório CERN, o mesmo que recentemente fez a descoberta do Bosão de Higgs, Berners-Lee ‘partia pedra’ no sentido de desenvolver uma espécie de uma navegador Web que fosse mais fácil para interagir com a Internet. Até então, apenas tinha conseguido carregar online texto e alguns gráficos bases, mas estava na hora de dar o próximo passo.

Assim, solicitou a um colega que lhe arranjasse uma fotografia qualquer. O objetivo era colocá-la num scanner e simplesmente disponibilizá-la na rede. Pois bem, a imagem escolhida viria a tornar-se parte da história.

As ‘Les Horribles Cernettes’, uma Girls Band da altura, cujas mulheres eram esposas de alguns investigadores do CERN, acabariam por servir como cobaias. A imagem foi colocada no scanner e devidamente carregada.

Hoje, passados 20 anos, não se houve falar nas ‘Horribles Cernettes’ e para carregar uma imagem na Web basta apenas um sopro. Provavelmente outras descobertas virão no futuro, mas esta marcou sem sombra de dúvida uma geração, ajudando com o passar dos anos à criação de novas formas de comunicação.

Veja a imagem:
horribles_cernettes_1_big

Em destaque

Subir