Motores

Favoritos confirmam em Montalegre

A passagem do Campeonato de Portugal de Ralicross por Montalegre saldou-se por uma jornada bem animada, com o êxito de grande parte dos favoritos.

Mário Barbosa nos Supercar, João Ribeiro na Super 1600, Santinho Mendes na Super Nacional 2 RM, Pedro Tiago na Super Nacional A6, João Novo na Super Iniciação, António Santos nos Super Buggy e Pedro Rosário no Kartcross não deixaram fugir a oportunidade para se imporem.

Nos Super Car Mário Barbosa deu o sinal ao que vinha na prova do Clube Automóvel de Vila Real, dominando a qualificação, com quatro vitórias e a ‘pole position’. Mas para dar mais emoção ao confronto final o piloto do Citroën DS3 negro fez um mau arranque. Disso se aproveitou Pedro Matos para assumir a liderança, seguindo por Joaquom Santos.

Uma má escolha da altura em que Pedro Matos fez a ‘Joker Lap’ fez com que Barbosa pudesse passar para a frente e nunca mais deixou a primeira posição até final. Atrás destes dois terminou Joaquim Santos e o seu Ford Focus, com José Lameiro (Seat Leon) e Ademar Pereira (Subau Impreza) a completarem o top cinco.

Em Super 1600 João Ribeiro venceu três das quatro corridas de qualificação e partiu na ‘pole’ para a corrida final. O piloto do Citroën Saxo assumiu o comando na largada, e apesar de quase o ter perdido para Mário Teixeira após a ‘joker lap’, conseguiu manter-se na frente e triunfar diante de José Eduardo Rodrigues (Peugeot 206), que apostou numa passagem precoce pelo percurso suplementar. Teixeira teve de se contentar com o último lugar do pódio.

Já em Super 2RM Santinho Mendes colocou o seu Opel Astra na ‘pole’ para a final depois de vencer todas as corridas de qualificação, arrancou bem bem e deixou Adão Pinto a servir de ‘tampão’ a todos os outros. Conseguiu cortar a meta em segundo, apesar da pressão exercida por José Sousa (Peugeot 306) ao longo de todo o confronto.

Devido a ter ganho duas vezes e ser segundo uma vez na qualificação, Pedro Tiago largou na frente para o confronto final da Super Nacional A 1.6. O piloto do Citroën Saxo fez um bom arranque e assumiu o comando que conseguiu manter-se na frente até à ‘joker lap’, mas a ida de Luís Morais (Peugeot 106) ao percurso complementar recolocou Tiago no comando, que não mais viria a perder, apesar da grande proximidade de Leandro Macedo (Citroen Saxo), que cruzou a meta na segunda posição. Luís Morais completou o pódio.

João Novo ‘limpou’ quase tudo na Super Iniciação, ganhando três das quatro corridas da qualificação e largando da ‘pole position’ para a final, que também ganhou. Um bom arranque deixou-o na frente evitando o acidente que se gerou na primeira curva. A ‘joker lap’ permitiu que Rafael Macedo ultrapassasse Novo, mas uma penalização por falsa partida ‘atirou-o para quinto, dando assim o triunfo ao piloto do Peugeot 106 que partira na ‘pole’.

Embora largando na frente para a final dos Super Buggy, Rui Godinho não conseguiu manter o comando, que perdeu na primeira volta para António Santos, que partira melhor. Godinho tudo fez para recuperar o primeiro posto, mas não conseguiu, permitindo assim o triunfo ao piloto do Toniauto TT SB. Nelson Barata ainda passou pela segunda posição quando Rui Godinho fez a sua ‘joker lap’, mas o piloto do SB PG 0012 recuperou o lugar quando o seu adversário teve de cumprir o percurso complementar.

Finalmente no Kartcross Pedro Rosário fez o pleno de vitórias. O piloto do Semog Bravo ER nunca perdeu o controlo das operações, nem mesmo quando cumpriu a ‘joker lap’, deixando o interesse da corrida recair na discussão pelo segundo posto, que viria a sorrir a Jorge Gonzaga (ASK Eco 16), com João Matias (Hsport J4) a subir ao último lugar do pódio.

Em destaque

Subir