Economia

Fatura do BPN atingiu 2,2 mil milhões só em 2013, adianta Tribunal de Contas

bpnA nacionalização do BPN, segundo adianta o Tribunal de Contas, já custou ao Estado 2,2 mil milhões de euros, apenas no ano de 2013. O banco que o executivo de José Sócrates nacionalizou, para evitar o colapso do setor, recorde-se, foi vendido ao Banco BIC. A segunda comissão parlamentar de inquérito ao BPN previa que os custos atingissem, no final de 2012, um total de 3405 mil milhões de euros.

A fatura da nacionalização do Banco Português de Negócios (BPN) atinge já os 2,2 mil milhões de euros, segundo números do Tribunal de Contas, relativos a 2013. No entanto, os custos finais da operação ainda não estão fechados.

O BPN, recorde-se, foi vendido ao Banco BIC, depois de uma decisão do executivo de José Sócrates, que em 2008 avançou para a privatização do banco para evitar o colapso do setor bancário.

Os custos estimados pelo Tribunal de Contas estão muito aquém daqueles que foram apontados pela segunda comissão parlamentar de inquérito ao BPN, que previa que os custos atingissem, no final de 2012, 3405 mil milhões de euros.

O Estado está a assumir despesas relacionadas com amortizações de empréstimos concedidos pela Caixa Geral de Depósitos, enquanto tenta realizar receita proveniente dos ativos do BPN que lhe pertencem.

Em destaque

Subir