Tecnologia

Farmville: Vem aí nova versão no Facebook

farmville_1A informação é avançada por um ex-funcionário da Zynga, a empresa norte-americana que é conhecida mundialmente pela sua aposta nos jogos com interação entre utilizadores, principalmente no Facebook. Aplicações da companhia tem vindo a perder peso após o ‘Boom’ de jogos como o The Sims Social ou Angry Birds.

Foi lançado em junho de 2009 e rapidamente se tornou num fenómeno à escala mundial. Havia inclusive quem se levantasse de madrugada para ir tratar da terra, apanhar frutos ou semear couves. O Farmville acabou também por tornar ainda mais conhecido o Facebook. Houve quem aderisse à rede social e por lá ficasse devido exclusivamente ao jogo social que faz com que sejamos donos de quintas.

Passados três anos, a Zynga, criadora do Farmville, continua a ter sucesso nas redes sociais, com os seus jogos, mas na verdade nada é como já foi. Com o lançamento do The Sims Social por parte da Electronic Arts, um jogo que trazia já muitos anos de história, e com o fenómeno Angry Birds, produzido pela finlandesa Rovio e lançado na rede social de Mark Zuckerberg em fevereiro, Farmville acabou por ficar um pouco para segundo plano, algo que a Zynga quer agora contrariar.

Segundo um ex-funcionário da empresa norte-americana, uma nova versão do jogo social está a ser preparada e a aposta no Facebook vai ser grande.

Esta notícia surge numa altura em que a agência Bloomberg revela que a Zynga tentou comprar a Rovio, num negócio que envolveu uma oferta na ordem dos dois mil milhões de dólares. A empresa finlandesa recusou.

Também recentemente, e com um estratégia que parece ser do estilo ‘Se não os podes vencer, junta-te a eles”, a Zynga adquiriu a OMGPop, responsável pelo fenómeno nos smartphones ‘Draw Something’. Segundo o site Eurogamer, a aquisição custou à empresa norte-americana cerca de 180 milhões de dólares.

Quem parece de facto indiferente ao poder de compra da Zynga é a Rovio, que além de ter alegadamente recusado a venda da empresa, continua a faturar milhões com Angry Birds. Em março, aquando do lançamento da versão ‘Angry Birds Space’, cerca de 2300 pessoas descarregaram a aplicação… por minuto. Saiba mais aqui.

Mas os jogos sociais, seja no Facebook ou em outra qualquer plataforma, parece não ser o único mercado, visto que a empresa tem já acordos para lançar uma série de televisão e um filme sobre os famosos ‘pássaros raivosos’. Saiba mais aqui.

Em destaque

Subir