Cultura

Fantasporto: Sereias do musical polaco com prémio principal e de melhor realizador

Decore este nome: Agnieszka Smoczynska. Como é complicado de decorar, fique a saber que se trata da autora de ‘The Lure’, a comédia musical que venceu o principal prémio do Fantasporto, a secção de Cinema Fantástico. A polaca foi ainda distinguida como a melhor realizadora do festival.

‘The Lure’, que conta a história de duas sereias, irmãs, que se envolvem num triângulo amoroso com um humano, arrecadou ainda o prémio para melhores efeitos especiais.

‘Queen of Spades: The Dark Ride’, de Svyatoslav Podgayevskiy, arrecadou o prémio especial do júri (também na secção Cinema Fantástico), que atribuiu uma menção honrosa a ‘Cord’.

Esta obra, do colombiano Pablo Gonzalez, teve ainda Laura de Boer distinguida como melhor atriz, enquanto o prémio de melhor ator foi atribuído a Ken’ichi Matsuyama pelo papel em ‘Chasuke’s Journey’.

Na Semana dos Realizadores, Marc Lahore venceu o grande prémio e ainda o de melhor filme, ‘Open’.

O júri atribuiu o prémio especial a ‘Just Jim’ e uma menção especial a ‘Laut’, com Ziad Bakri (em ‘Blind Sun’) e Barbie Forteza (no já citado ‘Laut’) a receberem os prémios de melhores ator e atriz.

‘Deep Trap’, de Kwan Hyung-jin, foi distinguido como o melhor filme da secção Orient Express, com menção honrosa para ‘I am a hero’, de Shinsuke Sato.

Com um empate na votação do prémio do público, a organização do Fantasporto decidiu atribuir o galardão ex-aequo a ‘Sensoria’, de Christian Hallman, e ‘I am a Hero’, de Shinsuke Sato.

‘Quarto em Lisboa’, de Francisco Carvalho, foi o melhor filme português, com a Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (do Porto) a triunfar na competição de escolas.

A sessão oficial de encerramento do 36.º Fantasporto está marcada para as 21h00 de hoje, com o Rivoli a assistir à entrega de prémios, mas amanhã o dia está reservado à exibição dos filmes distinguidos.

Em destaque

Subir