Insólito

A famosa praia dos nazis vai ser um resort de luxo (com vídeo)

O complexo de Prora, que Hitler destinou às férias de mais de 20 mil nazis, vai ser reconvertido num resort de luxo. Os especialistas acreditam que a praia será um destino turístico de eleição.

É preciso recuar até 1936, o ano de início da construção, para se compreender os objetivos de Hitler. Antecipando já a expansão territorial, o infame ditador mandou edificar, na ilha de Rügen, um complexo de apartamentos para que mais de 20 mil funcionários nazis pudessem descansar e esquecer os horrores das guerras que já se adivinhavam.

Com o fim da II Guerra Mundial, o complexo foi aproveitado pela Cruz Vermelha como base de operações. Ficou, para a história, como uma das poucas relíquias do período nazi.

Ora, diz a lei fiscal da Alemanha que o património histórico tem direito a benefícios fiscais. Em 2012, o enorme complexo foi vendido à Irisgerd por apenas 2,75 milhões de euros.

A empresa investiu 88 milhões de euros na renovação de cinco blocos, cada qual com torres de seis andares, mas não consta que esteja arrependida: já vendeu 95 por cento dos apartamentos, com os preços a rondarem os 350 mil euros por um apartamento de 100 metros quadrados no rés do chão.

Já as penthouses têm sido vendidas por 650 mil euros…

“É um bom compromisso”, garante Werner Jung, gestor de vendas da Irisgerd: “É o mais recente complexo da Alemanha com acesso direto a uma praia, ainda por cima uma praia belíssima”.

 

Em destaque

Subir