Nas Notícias

Família deportada do Canadá recebe apoio do Governo Regional dos Açores

aviao_portugaliaDepois de as autoridades do Canadá determinarem a deportação de uma família açoriana, que estava emigrada de forma ilegal, naquele país, o Governo enviou um pedido de clemência, que permitisse evitar este regresso forçado. Mas o regresso aos Açores vai mesmo avançar e o Governo Regional dos Açores promete apoiar a família.

Até ao final da semana, a família portuguesa que se encontra ilegal no Canadá e que recebeu ordem de deportação aterrará em solo açoriano, para enfrentar um cenário de incerteza. São dez pessoas obrigadas a deixar o país onde residiam: pai, mãe e quatro filhos, entretanto avós e pais, respetivamente, de mais quatro crianças nascidas em Toronto.

A família chegou ao Canadá em 2001, sendo que o processo de repatriamento iniciou em 2007. Desde então, a família tem tentado, por todas as vias legais, evitar a deportação determinada pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

Perante a iminência do regresso forçado desta família, o Governo português tentou evitar a deportação, enviando uma carta a pedir clemência às autoridades canadianas. Mas não obteve sucesso. O Governo Regional dos Açores já manifestou disponibilidade para apoiar estes dez cidadãos, arrendando uma casa em Rabo de Peixe (São Miguel).

Para trás, ficará uma década de vida e todas as raízes criadas pela família, durante este período.

Em destaque

Subir