Cultura

Famalicão acolhe festival ‘Contos d’Avó’ em setembro

Idosos_Avos_900

Começa esta semana, quinta-feira, dia 10 de setembro, a terceira edição do festival itinerante ‘Contos d’Avó’.

O festival que vai na sua terceira edição realiza-se de 10 a 13 de setembro, nas freguesias de Joane, Vermoim e Mouquim, no concelho de Vila Nova de Famalicão. Fará. Como é hábito, as suas já tradicionais sessões de contos decorrem nas casas dos avós.

Os avós Joaquim Vaz, Armanda Vilela, Aida Oliveira, Maria da Silva Faria, Maria de Lurdes Marques da Cunha e Manuel Monteiro, são os avós anfitriões desta edição, abrindo a porta de suas casas aos contadores convidados, vizinhança, amigos, família e público em geral para vários serões dedicados à  partilha de histórias e memórias.

Em 2015, o evento contará, pela primeira vez, com a participação de um contador estrangeiro, Quico Cadaval, que desce da vizinha Galiza para fechar o festival no domingo, dia 13, numa sessão especial na Quinta da Costa, freguesia de Mouquim, em que será lembrada a história verídica da ‘Fonte Milagrosa’ – da qual brotou uma cruz sagrada e cuja água, acreditava a população local da época, revelava poderes curativos capazes de curar todo o tipo de doenças.

Neste ano, destaca-se também marcada pela realização do primeiro ‘Contos à Mesa’, um ciclo de sessões de contos em que o público é convidado a sentar-se à mesma mesa que os contadores, partilhando histórias, lendas, contos e até mesmo o Jantar.

O ‘Contos d’Avó’ oferece várias e boas razões para se deslocar esta semana a Famalicão e desfrutar de uma experiência emocional única e intensa.

Em destaque

Subir