Economia

Falta de verba pode levar empresários na restauração a não conseguirem pagar IVA

restauranteCom o aumento do IVA no setor da restauração, muitos restaurantes têm fechado as portas e outros perdido clientes. A Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) afirma que muitos empresários não conseguirão pagar o IVA do primeiro trimestre de 2012, por falta de verbas suficientes.

A situação preocupa a AHRESP, já que muitos empresários do setor hoteleiro não estão a conseguir receitas suficientes para gerir o seu negócio, não possuindo verbas suficientes para o pagamento do primeiro trimestre do IVA.

“Vamos assistir a muitos empresários que não têm dinheiro para pagar o IVA. Muitos nem fizeram repercutir a subida do IVA nos preços ao consumidor, para evitar agravar ainda mais a quebra de consumo que já é tão grande”, afirmou à Lusa Cristina Pires, da AHRESP.

A Associação defensora do setor hoteleiro ainda não tem o acesso aos números sobre o aumento do IVA, mas reforça a ideia que o aumento do IVA, com bases nas estimativas de alguns empresários, chega mesmo a aumentar ou até triplicar, o que pode revelar-se desastroso em certos casos.

“É o desastre total e bem avisámos o Governo quando decidiu aumentar o IVA para a taxa máxima”, disse Cristina Pires, afirmando que o seguinte trimestre de pagamento do IVA pode ser ainda mais difícil do que aquele cujo prazo de pagamento cessa no dia de hoje.

Em destaque

Subir