Tecnologia

Falso serviço de ‘streaming’ online utilizado em fraude bancária

internet_1A Bitdefender localizou uma fraude informática que usa um falso reprodutor online para redirecionar os utilizadores para páginas ‘html’ comprometidas e, assim, roubar informações de cartões bancários.

Os ciberdelinquentes aproveitam-se desta vez de um dos principais passatempos dos utilizadores: os filmes. A Bitdefender, provedor de soluções inovadoras de segurança para Internet, localizou uma nova fraude de rouba informações bancárias aos utilizadores.

Com o advento da Internet de alta-velocidade, os fãs de cinema transferiram-se dos DVD para o streaming online. Contudo, em muitas buscas pelos grandes filmes, alguns utilizadores podem dar de caras com armadilhas digitais e promessas de serviços gratuitos que podem ser ameaçadores para as suas poupanças.

Esta ameaça propaga-se através de uma simples busca através do Google por um bom reprodutor de filmes. Entre os resultados possíveis no motor de busca, a Bitdefender localizou um que se apresenta uma página online que oferece um reprodutor de vídeo com o nome de Web Player.

O problema reside no facto de que, apesar do EULA e um sem número de dados de identificação, este software é na realidade um código malicioso (designado pela Bitdefender de Trojan.FakePlayer.B), e uma vez instalado, pede ao utilizador que se registe com um e-mail e password.

Independentemente dos dados que a vítima insira, é redirecionada para uma página html que alegadamente oferece uma variedade de reprodutores de vídeo online para um alargado número de filmes clássicos e novidades. A página ‘html’ não é sempre a mesma, pelo que a Bitdefender já conseguiu identificar cerca de meia dúzia delas até ao momento.

Aparentemente, os ciberdelinquentes construíram diversos sites do mesmo tipo, de forma a contornar o bloqueio de uma das páginas por parte da solução de antivírus em utilização, havendo sempre outra para escolher.

De maneira a evitar este tipo de ameaças, os utilizadores precisam instalar um bom antivírus, com uma firewall sólida e manter as atualizações em dia. Devem evitar instalar qualquer software de aplicações que surja em janelas pop-up online, sobretudo se não tiverem feito nenhuma busca pelo mesmo.

Em destaque

Subir