Insólito

Falso sequestro em festa de anos acaba com detenção por simulação de crime

policia6Como festejar o aniversário de forma original? Duas turistas inglesas em Lisboa colocaram esta questão e encontraram uma resposta: simular um sequestro. A cena foi recriada (sem pensar na PSP) e com a contratação de uma empresa. Mas o ‘filme’ acabou mal: as mulheres acabaram detidas, bem como os falsos sequestradores, e respondem agora por simulação de crime, que prevê uma pena que pode chegar à prisão.

Duas inglesas de férias em Lisboa quiseram celebrar o aniversário de forma original. Completavam 40 anos, acharam que a ‘efeméride’ merecia um festejo à altura e quiseram impressionar as nove amigas que viajaram com elas para Portugal.

Decidiram que iriam simular um rapto e o passo seguinte foi contratar uma empresa que se dedica a atos de diversão. Porém, esqueceram-se de consultar a lei e, por isso, a Polícia de Segurança Pública (PSP) teve de agir.

Domingo, 15h30. Praça dos Restauradores, em Lisboa. Começa o filme. As mulheres fingem não saber do que se iria passar. Uma carrinha branca para bruscamente e dela saem dois homens, sendo que um deles está encapuzado.

Os homens agarram as duas mulheres com violência simulada, perante o ar incrédulo dos cidadãos que simulavam o ‘crime’ – ou o crime, sem aspas, porque afinal de contas simular um rapto é crime.

Já com as duas mulheres dentro da carrinha, inicia-se a falsa fuga, segundo relata a PSP em comunicado. Como não poderia deixar de ser, a cena foi filmada, com o gerente da empresa a ter o papel de registar o crime.

Entretanto, as testemunhas boquiabertas fazem a denúncia, com a PSP a deslocar-se ao local. “As diligências efetuadas culminaram na rápida interceção dos suspeitos”, revela a PSP de Lisboa, que só mais tarde viria a perceber que tudo não passava de uma brincadeira.

O filme chegava ao fim e entrava no palco a vida real. As aniversariantes inglesas foram detidas pela PSP, bem como o gerente da empresa contratada. O carro utilizado para o crime foi apreendido, assim como a máquina de filmar.

No total, seis suspeitos, com idades compreendidas entre os 27 e os 40 anos (as duas mulheres) enfrentam agora a justiça, respondendo por simulação de crime, o que é punível com penas que podem chegar a prisão.

Segundo o jornal Público, os seis suspeitos deveriam ser ouvidos nesta terça-feira, no Tribunal de Pequena Instância Criminal no Campus de Justiça. Independentemente da sentença, estas duas mulheres tiveram um aniversário inesquecível, como pretendiam.

Em destaque

Subir