Tecnologia

Falso plugin do Google+ Hangouts utilizado para distribuir malware

internet_1Bitdefender localiza novo ataque informático que consiste na distribuição de malware utilizando como chamariz um convite para o Google+ Hangouts, um serviço do Google que permite ver e comentar vídeos num grupo através do Google+.

A ameaça distribui-se por correio eletrónico e conduz ao download de um trojan. Este ataque começa quando os utilizadores recebem um convite nos seus correios eletrónicos solicitando-lhes que descarreguem um pluggin Google+ Hangouts.

No caso de seguir o link, chegará a uma página que imita a oficial deste serviço e na qual se apresenta um botão de onde descarregar o plugin. Se o fizer, no seu equipamento aparece um arquivo com o nome hangouts.exe que, ainda que faça referência ao serviço – para enganar o utilizador -, na realidade esconde um trojan.

No caso de o ativar, o utilizador ficará com o seu computador comprometido e os seus dados poderão cair nas mãos dos ciber-delinquentes.

“É importante que os utilizadores recordem que não devem responder a pedidos que lhes cheguem por correio procedente de utilizadores desconhecidos, por muito interesse que tenham de experimentar um serviço ou produto”, explica Catalin Cosoi, Diretor do Laboratório de Ameaças Online da Bitdefender.

Em destaque

Subir