Economia

Falsa informação sobre défice coloca Espanha em risco de sanção

mariano_rajoyA Reuteurs revela que a Espanha poderá ter falseado os valores relativos ao défice de 2011, inflacionando-os. Bruxelas está a analisar o empolamento do défice espanhol. Amadeu Altafaj, porta-voz da Comissão Europeia, não nega a informação, e Olli Rehn estuda a hipótese de a União Europeia aplicar uma sanção aos espanhóis, se se confirmarem as falsas informações.

Bruxelas suspeita que o Governo espanhol tenha sobrevalorizado os números do défice do ano anterior para que os próximos dados deixem transparecer uma (falsa) melhoria significativa. A Reuteurs adianta que Espanha terá fornecido informações irreais e cita algumas fontes europeias, nessa notícia.

Em fevereiro, no dia 23, será conhecida informação sobre a economia espanhola, através dos dados do Eurostat, autoridade estatística da União Europeia. Caso se confirmem as suspeitas, Espanha incorre em sanções, por fornecer falsas informações.

A notícia correu nos corredores de Bruxelas. Amadeu Altafaj foi confrontado com essa situação, que considerou ser “prematura”, em declarações ao Dinheiro Vivo. Também Olli Rehn, comissário europeu dos Assuntos Económicos e Monetários, não desmente o alegado falso défice.

Bruxelas não tem condições, neste momento, para confirmar a notícia, mas não desmente que teme esse cenário. O assunto está a ser tratado com pinças no seio da União Europeia.

O Governo liderado por Mariano Rajoy prevê um défice orçamental de oito por cento do PIB, mas a Comissão Europeia estima que esse défice se quede pelos 6,6 por cento.

Em destaque

Subir