Tecnologia

Falha de segurança no Facebook permite o roubo de páginas (vídeo)

A rede social ainda não emitiu qualquer declaração sobre esta situação mas de facto trata-se de uma falha grave na programação da rede e na sua segurança. Alguns criadores de páginas no Facebook podem ter sido roubados.

Vamos por partes. O Facebook, além de permitir a criação de perfis pessoais, possibilita também a criação de páginas, onde não existem pedidos de amizade nem limites de utilizadores ligados a uma determinada individualidade, empresa ou marca.

Uma página pode ter vários administradores que ficam com a possibilidade de, por exemplo, publicar, editar ou apagar conteúdo, ver estatísticas, entre outras opções restritas aos restantes utilizadores.

Segundo as normas da rede social, o criador da página, ou seja a primeira pessoa que se tornou o primeiro administrador da mesma, nunca pode ser eliminado. A página pode sim ter vários, os quais podem ser eliminados uns pelos outros, mas o primeiro, quem criou, nunca da administração pode sair. Essa segurança procura precisamente proteger quem realmente teve o trabalho inicial e quem na realidade é o proprietário da página. Pelo menos isto é o que a rede social diz.

Um vídeo colocado no Youtube mostra o quão é simples remover o então criador da referida página. É certo que, para isto acontecer, inicialmente esse mesmo criador tem de permitir o acesso a outras pessoas. No entanto, o Facebook é hoje mais que uma simples rede social para encontrar amigos. É um negócio para muitos que partilham a administração com o objetivo de lucrar mais um pouco, pois as fontes de conteúdo aumentam.

Para já, a rede de Mark Zuckerberg, que se prepara para lançar uma nova funcionalidade de tradução, ainda não esclareceu esta falha gravíssima.

Veja o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=4LSKEoXJUDY

Em destaque

Subir