Tecnologia

Falha deixa 117 milhões de passwords do LinkedIn vulneráveis aos hackers

linkedinNão é à toa que o LinkedIn está a pedir aos utilizadores para mudarem a senha de acesso. Uma falha de segurança, descoberta em 2012, deixou 165 milhões de passwords vulneráveis. A CNN avançou mesmo que há hackers a venderem contas nesta rede social na ‘deep web’.

Já lá vão cerca de quatro anos desde que foi descoberta uma falha de segurança no LinkedIn, mas a empresa foi lenta a reagir e deixou vulneráveis 117 milhões das 165 milhões de contas.

De acordo com os sites e blogues especializados, a falha de segurança, descoberta em 2012, permite ‘adivinhar’ as palavras-passe com más configurações (ou seja, as menos complicadas, como a data de nascimento ou o nome de um familiar).

Agora, cerca de quatro anos depois, o LinkedIn está a contactar os utilizadores, por email, para que troquem as senhas e optem por uma password mais complexa.

“Estamos a tomar medidas imediatas para anular as passwords das contas foram afetadas e vamos contactar esses utilizadores para que criem novas passwords. Não temos qualquer indicação de que o problema se deva a uma nova falha de segurança”, salientou a empresa.

Mas este aviso pode vir tarde para alguns dos utilizadores. De acordo com a CNN, os hackers que foram aproveitando esta falha de segurança, desde 2012, estarão a vender contas no LinkedIn na ‘deep web’.

Em destaque

Subir