Nas Notícias

Vídeo Factor X: Berg conquista vitória, Mariana em segundo lugar e D8 em terceiro

berg 3 400Berg foi coroado vencedor de Factor X, o programa de talentos da SIC, que ontem chegou ao fim. Mariana foi finalista e terminou no segundo lugar, enquanto D8 acabou por ser afastado da luta pelo triunfo, mas garantindo uma prestação notável.

E está escolhido o novo talento de Portugal. Chama-se Teófilo Sonnenberg, é conhecido no mundo artístico como Berg e salta para o grande palco da música, graças a um talento pouco comum.

Numa noite de emoções fortes – a final de Factor X não permitia antever vencedor – o cantor do Porto foi coroado rei, eleito pela audiência do programa da SIC.

A vitória de Berg foi abrilhantada pela revelação Mariana, uma jovem dos Açores que mostrou uma capacidade inimaginável e um crescimento avassalador, ao longo do programa.

Também a originalidade de D8 – o terceiro finalista da gala de ontem de Factor X – merece um sublinhado especial. Também do Porto, o jovem rapper ficou afastado da final e não pôde discutir a vitória. Mas a verdade é que demonstra uma capacidade rara para criar e escrever mensagens que tocam.

Na noite em que Berg foi coroado rei, com Sónia Tavares como mentora, a vocalista dos The Gift subiu ao palco da SIC e revelou o poder da sua voz, com uma interpretação avassaladora, em ‘Primavera’, com Nuno Gonçalves ao piano. A banda interpretou ainda ‘Fácil d’Entender, Music e RGB).

Mas a noite era de Berg, Mariana e D8, que, independentemente do resultado de Factor X, têm agora as portas do mundo da música bem abertas.

Os finalistas, ontem, interpretaram três temas. Berg cantou ‘Chuva’, de Jorge Fernando, ‘You Give me Something’, de James Morrison e ‘Let’s Stay Together’, de Al Green (esta foi talvez a melhor interpretação de Factor X (curiosamente a última).

Mariana cantou ‘Who’s Lovin’ You’, de Smokey Robinson and The Miracles, ‘All of Me’, de John Legend e ‘Do What U Want’, de Lady Gaga.

Já D8 levou ao palco de Factor X ‘When I’m Gone’, de Wiz Khalifa (letra original de D8), ‘Life is Good’, de Mos Def (letra original do concorrente) e ‘Dialectos de Ternura’, dos Da Weasel (já como tema de despedida, depois de saber que fora eliminado).

Ouvidos os concorrentes, os portugueses votaram e elegeram Berg como vencedor, que além de um contrato discográfico com a Sony Music Portugal, recebeu 100 mil euros de prémio monetário e um automóvel.

Desde o primeiro dia em que se apresentou em Factor X, Berg mostrou uma capacidade vocal notável e percebeu-se, desde logo, que seria um forte concorrente e favorito à vitória. Confirmaram-se as expetativas e o músico que costumava estar escondido no palco, a fazer segundas vozes, chama agora a si as luzes da ribalta.

Veja a hora das decisões:

https://www.youtube.com/watch?v=msLnzjOIpBU

Em destaque

Subir