Tecnologia

Facebook: Vem aí o ‘Timeline’ para as páginas

facebook3Depois dos perfis, uma mudança que foi e ainda é muito contestada, chegou agora a vez das páginas mudarem de aspeto. A rede social de Mark Zuckerberg já dá a opção aos administradores para mudaram de ‘layout’, que será obrigatório a 30 de março.

Aquilo que era esperado mas nem tanto desejado confirma-se. O Facebook vai também alterar o aspeto das páginas para o estilo ‘Timeline’. A mudança nos perfis pessoais já foi feita há algum tempo e desde cedo inúmeras vozes de protesto se fizeram ouvir. Difícil é mesmo encontrar alguém que prefira a novo aspeto do seu perfil, mas não há muito a fazer.

Agora, contra a vontade de muitos administradores, o Facebook decide fazer a alteração também nas páginas. Para os administradores, a partir de hoje já é dada a possibilidade de avançarem já com a mudança. Contudo, o Facebook dá um prazo, a partir de 30 de março o estilo ‘Timeline’ é obrigatório e vai entrar em vigor para todos.

As alterações para já percebem-se unicamente ao nível do design. Em vez do velho mural, teremos uma página dividida em dois blocos, com uma imagem de capa superior a preencher todo o corpo do site e ainda as já conhecidas opções de ver publicações de um determinado ano ou mês.

A única grande vantagem encontrada para já pelas marcas é a imagem de capa, que permitirá publicar um cabeçalho personalizado e acima de tudo bastante maior. Em contrapartida, os separadores à esquerda, que são atualmente utilizados por várias páginas para anúncios, promoções ou passatempos, desaparecem de forma definitiva a partir de 30 de março.

As políticas do Facebook em não dar opção a pessoas e empresas têm sido fortemente criticadas. Já na altura da ativação do ‘Timeline’ para os perfis, a rede social recebeu muitas críticas tanto pelo novo design como pela forma como deixa todos sem qualquer hipótese de alteração. Pelos vistos, parece continuar a não dar importância à vontade da grande parte dos utilizadores. A partir de 30 de março, diga adeus às páginas do Facebook como as conhece.

Em destaque

Subir