Mundo

Facebook: Traficante partilha foto de férias e é descoberto. Polícia gosta disso

michele_grassoUm traficante de droga italiano, Michele Grasso, procurado pela polícia, foi passar férias a Londres, na Grã-Bretanha, e partilhou com os amigos uma fotografia dos momentos de repouso: ao lado de Obama, no museu de cera. O problema, para o traficante de 27 anos, é que as autoridades transalpinas usam as redes sociais para procurar bandidos. Grasso acabou extraditado e detido pela polícia.

A história é contada pelo jornal La Repubblica: um traficante foi apanhado depois de colocar no Facebook uma fotografia sua durante as férias. Ficou demonstrada mais uma potencialidade das redes sociais… A polícia bem pode agradecer à rede de Zuckerberg.

Segundo aquele diário transalpino, Michele Grasso, de 27 anos, procurado por tráfico de droga, passava férias em Londres e decidiu colocar no seu perfil no Facebook uma fotografia sua, onde mostrava o seu paradeiro: a capital.

O traficante italiano partilhou uma imagem no museu de cera Madame Tussauds, localizado em Londres. Ao seu lado, o Presidente dos EUA, Barack Obama. Em cera, entenda-se.

O Facebook era usado por Michele Grasso como uma plataforma de partilha dos seus momentos de gozo. E… gozava até com as autoridades… Na sua conta na rede social, Alcatraz era o local de residência.

Grasso estava fugido à polícia e sob ele havia ordem de prisão, desde 2008. Nesse ano, fugiu da sua cidade: Taormina, na Sicília. Não era conhecido o seu paradeiro, até que o Facebook o denunciou.

Ano após ano, não era encontrado, o que o levou a pensar que a eterna liberdade era o seu destino. O Facebook mantinha a proximidade com os amigos e a polícia não conseguiria apanhá-lo, pensou. Mas enganou-se.

De partilha em partilha, de foto em foto, acabou por fornecer às autoridades toda a informação necessária para que estas o detivessem. Michele Grasso já era procurado nas redes sociais pela polícia italiana, que há algum tempo acompanhava o ‘percurso’ do traficante.

A polícia já tinha percebido que o traficante morava em Woodford, numa imagem também partilhada no Facebook. Um autocarro permitiu suspeitar do local da sua residência. Esta imagem das férias foi a cereja no topo do bolo, já que tornou possível determinar o paradeiro de Grasso no dia em que a polícia italiana tentava capturá-lo. Foi extraditado e está detido. Não mora em Alcatraz, mas…

Em destaque

Subir