Tecnologia

Facebook: ‘Timeline’ vai mudar a forma como usamos e vemos a rede social (vídeo)

mark_zuckerbergSão as mudanças mais radicais desde que há memória. A conferência F8, onde o criador Mark Zuckerberg mostrou algumas novidades do Facebook, foi seguida por milhões que protestam agora contra as mudanças anunciadas.

Mark Zuckerberg habituou o mundo a uma coisa e agora pretende mudá-la. O Facebook, a maior rede social do mundo, a caminho dos 800 milhões de utilizadores, vai mudar radicalmente. Na conferência F8, onde tiveram presentes milhares de programadores, o criador e CEO da rede mostrou a nova forma de interação com a rede social.

‘Timeline’ é a principal novidade

Basicamente o Facebook passa a ser algo do género de um jornal pessoal de cada um. O ‘Timeline’ vem acabar com o velho perfil e transforma-o na sua vida, autenticamente. Os utilizadores vão passar a ter publicado mais sobre a sua vivência, desde a nascença até aos dias de hoje. O objetivo principal é de facto dar aos outros a possibilidade de saber mais sobre si e sobre a sua história permitindo-lhes saber mais sobre o seu passado, e não apenas sobre o que lhe acontece nos dias de hoje. O topo da página vai de encontro a isso mesmo, onde aparecerá uma fotografia sua a preencher toda a tela.

Feed de notícias renovado e polémico

Até aqui, na primeira página do Facebook, poderia ver as atualizações dos seus amigos, ou das páginas que segue. As opções não eram muitas, mas para grande parte, eram suficientes. Ou via as principais, que normalmente eram atualizações com datas até 48 horas antes, no máximo, ou escolhia as mais recentes, e estava a par de tudo, praticamente em tempo real.

É aqui que entra uma das principais modificações do novo Facebook, ao mesmo tempo uma das mais polémicas.

A partir de agora, a forma como o conteúdo é disponibilizado muda radicalmente. No topo passamos a ter as notícias principais, e no fundo as mais recentes. As primeiras são controladas a partir de uma série de fatores como a relação que temos com o autor por exemplo. O conteúdo mais pobre, com menos comentários e gostos perde relevância.

Música junta amigos virtualmente

Outra das grandes novidades da F8, embora o rumor já circulasse há muito tempo na internet, é o serviço de música que o Facebook vai passar a disponibilizar. A partir de uma parceria com a Spotify, vai ser possível ouvir música na rede social, juntamente com amigos, como se tivesse com eles num bar ou numa discoteca.

Todas estas novidades foram apresentadas na F8, conferência anual da rede social. Algumas já fazem atualmente correr milhares de críticas ao Facebook. Grande parte dos utilizadores não concordam com as mudanças e alguns dizem-se até confusos.

Embora sejam as mudanças mais radicais na rede social, é certo que não são as primeiras. No passado, outras foram contestadas mas os utilizadores acabaram por se habituarem às novas ‘leis’ de Zuckerberg. Segundo alguns especialistas, é tudo uma questão de tempo.

Como já é habitual, as mudanças serão implementadas de uma forma gradual nas próximas semanas.

Veja o vídeo de apresentação do ‘Timeline’:

https://www.youtube.com/watch?v=hzPEPfJHfKU

Em destaque

Subir