Tecnologia

Facebook testa sistema de promoção de ‘posts’ pagos

facebook1Em breve, para ver uma publicação sua no Facebook ser vista por mais amigos, recebendo desta forma mais gostos e comentários, apenas terá de…pagar. Sistema está a ser testado pela rede social na Nova Zelândia.

Com a entrada da maior rede social do mundo em bolsa, os responsáveis da plataforma criada por Mark Zuckberg em 2003 parecem cada vez com mais ‘sede’ de gerar rendimento.

Segundo o The Telegraph, o Facebook está a testar na Nova Zelândia um sistema que permite ao utilizador ver uma publicação sua no topo das atualizações do dia.

Atualmente, o algoritmo da rede social é bastante complexo e tem com base cálculos de várias variantes, como o número de gostos e comentários que determinado ‘post’ tem. É desta forma que as atualizações são ‘rankeadas’ neste momento, mas pode haver uma forma de ultrapassar o código da rede muito em breve. Para tal, tudo depende de quanto pagar.

O sistema está para já numa fase de testes, apenas na Nova Zelândia, mas é bom possível que entre em funcionamento em breve.

Segundo o mesmo diário britânico, alguns utilizadores já pagaram para promover as suas publicações e já conseguiram vê-las no ‘feed’ de notícias. Segundo alguns relatos, as mesmas são publicadas com um fundo amarelo e custaram, nesta fase de testes, cerca de dois dólares, pouco mais de 1,50 euros.

Recorde-se que o Facebook vai entrar esta semana em bolsa com um valor inicial de cerca de 96 mil milhões de dólares. Aberto o mercado aos investidores externos, parece um facto de que os responsáveis continuam focados em encontrar novas fontes de rendimento.

Em destaque

Subir