Tecnologia

Facebook: Cerca de nove por cento dos perfis são falsos ou violam regras

Responsáveis da rede social estimam que 83 milhões de perfis do Facebook são falsos ou não cumprem as regras. São contas duplicadas pelos utilizadores, mal classificadas, ou com outras particularidades que violam as regras da rede de Zuckerberg. A informação foi divulgada nos EUA, pelo Facebook, às entidades reguladoras.

Do total de 955 milhões de perfis criados pelos utilizadores ativos do Facebook, estima-se que 83 milhões correspondam a perfis falsos, que não cumprem as regras definidas pela mais popular rede social do mundo.

Na informação prestada pela rede de Mark Zuckerberg às autoridades reguladoras dos EUA, aponta-se 8,7 por cento de contas que não correspondem a utilizadores únicos, ou que violam, de diversas formas, as regras estipuladas pelo Facebook.

Desde logo, contas duplicadas, que o Facebook não permite, mas que os utilizadores persistem em criar, por desconhecimento ou má-fé. Não é permitido no Facebook criar duas contas, o que sucede em diversos casos, para que as pessoas se façam passar por terceiros, ou por mero desconhecimento.

E este desconhecimento sucede quando, por exemplo, são criados perfis pessoais para divulgar serviços de empresas, por exemplo. O Facebook permite que os utilizadores criem páginas na rede social para os seus negócios, mas há muitos usuários que não sabem fazê-lo, sendo que o procedimento comum, nestes casos, é a criação de um perfil novo.

Quando deteta este tipo de infração ao código de utilização da rede social, o Facebook apaga o perfil. Uma das regras da rede é que a conta tenha o nome de uma pessoa. Essa pessoa pode, com uma conta ativa, divulgar os seus negócios. Segundo o documento fornecido pelo Facebook ao regulador norte-americano, há 2.4 por cento são contas mal classificadas.

Já as contas duplicadas representam 4,8 por cento dos perfis falsificados que a rede social detetou. Outros casos de violações das regras representam 1,5 por cento.

Em destaque

Subir