Tecnologia

Facebook processado por alegado roubo da funcionalidade ‘Timeline’

facebook1Empresa chinesa acusa rede social de Mark Zuckerberg de estar a utilizar uma funcionalidade que já existia antes, idealizada e trabalhada por um estudante.

Foi implementada o ano passado e tratou-se desde logo de uma das mudanças mais criticadas pelos milhões de utilizadores. A passagem dos perfis e das páginas para a estrutura ‘Timeline’, onde é possível ver as atualizações a partir de uma linha de tempo, deixa saudades ao antigo ‘Mural’.

Agora, é a vez de uma empresa chinesa vir acusar a rede social de Mark Zuckerberg de estar a utilizar algo que não lhe pertence.

Segundo imprensa asiática, a funcionalidade ‘Timeline’ foi idealizada e criada por Xiong Wanli, um antigo estudante de Harvard e que chegou mesmo a apresentar a mesma a um grupo de colegas da Universidade de Stanford. Segundo alguns jornais chineses, Zuckerberg esteve presente nessa conferência.

Entretanto, Xiong criou a sua própria rede e implementou a sua ideia do ‘Timeline’, muito antes do Facebook efetuar a mudança nos perfis e nas páginas dos utilizadores.

Agora, a Cubic Network, empresa que Wanli lidera, pretende avançar para os tribunais e não se fica por uma só acusação.

Ainda segundo a imprensa asiática, Xiong Wanli afirma que a maior rede social do mundo utiliza também indevidamente o nome F8, a conferência anual da rede social, quando na verdade o mesmo pertence a um centro de pesquisa da companhia chinesa.

O Facebook ainda não fez qualquer comentário sobre o caso.

Em destaque

Subir