Tecnologia

Facebook prepara Oferta Pública Inicial e pode lucrar já cinco mil milhões

facebook1Trata-se de uma das maiores entradas em bolsa de uma empresa ligada às novas tecnologias. Rede social de Mark Zuckerberg prepara a entrada em Wall Street e pode encaixar mais de cinco mil milhões de euros de imediato.

Hoje, 1 de fevereiro de 2012, pode marcar a data de uma das maiores operações na bolsa norte-americana. O Facebook, maior rede social do mundo, a caminho dos mil milhões de utilizadores registados, prepara a sua entrada em Wall Street.

O banco de investimento Morgan Stanley foi o escolhido pelos responsáveis da rede de Zuckerberg para tratarem de todo o processo, que deverá ficar concluído até ao final do próximo mês de maio.

Durante esta quarta-feira, os documentos relativos à Oferta Pública Inicial deverão dar entrada nas entidades reguladoras, o que pode fazer com que o Facebook encaixe de imediato valores superiores a cinco mil milhões de dólares. Esta operação ultrapassa em muito a de outra gigante da Internet, a Google, que ficou-se pelos dois mil milhões, quando da sua Oferta Pública Inicial.

Alguns analistas afirmam que após alguns meses cotada na bolsa, a rede social, criada por Mark Zuckerberg em 2003, passará a valer qualquer coisa como 100 mil milhões de dólares, 76 mil milhões de euros, mais coisa menos coisa.

Quem parece pouco preocupado com o desenrolar dos processos é o próprio Zuckerberg. O sucesso da sua empresa é inquestionável. Contudo, os lucros da entrada em bolsa parecem ser apenas trocos. Com 26 anos, foi em abril passado considerado o 35.º homem mais rico do mundo, com uma fortuna avaliada em sete mil milhões de dólares. Daí até então, o valor já deverá ter subido consideravelmente.

Em destaque

Subir