Tecnologia

Facebook: Por sete dólares, pode ‘obrigar’ os seus amigos a ver o que publica

facebook3Rede social norte-americana dá agora aos utilizadores aquilo que já deu às páginas, a possibilidade de promover publicações mediante o pagamento de um valor.

Certamente que já reparou que há várias variáveis no Feed de notícias do Facebook. Há dias em que recebe muitos gostos e comentários, e há outros dias em que uma publicação sua semelhante parece ter ficado esquecida.

Não há no entanto motivo para alarme. Tudo tem a ver com a programação do próprio Facebook. Há inúmeras variáveis que contam na hora de colocar a sua publicação mais para cima ou mais para baixo.

A frequência com que faz atualizações (por vezes, fazer menos dá-lhe mais visibilidade), a hora em que costuma publicar, o feedback habitual que recebe dos seus amigos, são algumas que contam para qualquer publicação. As fotografias, por exemplo, costumam obter uma classificação superior, logo é normal que surjam mais para cima no Feed dos seus amigos.

Mas tudo isto pode mudar brevemente, também em Portugal, pelo menos para quem está disposto a pagar para ser lido, ou visto.

A rede social de Mark Zuckerberg acaba de ativar, para já só nos Estados Unidos e apenas a um grupo limitado de pessoas, a possibilidade dos utilizadores comprarem publicações patrocinadas. Basicamente é despender uma quantia, que para já é de sete dólares, e ficar com determinada publicação no topo do Feed de Notícias. Assim, praticamente que ‘obriga’ tudo e todos a ver a sua atualização de estado, as fotografias das suas férias, as suas músicas, entre outras novidades.

Esta ferramenta já está disponível para as páginas. Nessas, os valores variam consoante o número de fãs.

Para já, esta funcionalidade ainda não está disponível em Portugal, mas deverá ser disponibilizada para utilizadores nacionais até ao final do ano.

Desconhecido também é os preços que vão ser praticados em Portugal. A manter-se o do que já é cobrado nos Estados Unidos, para ser lido por todos terá de gastar cerca de 5,40 euros… por cada publicação.

O Facebook continua assim a tentar aumentar as receitas, isto depois de ter desiludido milhares de investidores na altura em que entrou em bolsa, em maio passado. Em pouco tempo, as ações da rede social desvalorizaram quase metade do custo inicial em Nasdaq, o que levou mesmo Mark Zuckerberg a suspender a venda de títulos por 12 meses (saiba mais aqui).

Em destaque

Subir