Tecnologia

Facebook: Novo perfil ‘timeline’ utilizado para instalação de vírus informático

facebook1Os utilizadores são convidados a instalar um ficheiro que supostamente activa o novo perfil no Facebook, mas tudo não passa de mais um esquema fraudulento. O computador fica imediatamente afectado por vírus trojan.

Corre mais uma praga na Internet portuguesa. Um e-mail circula há vários dias convidando os utilizadores do Facebook a instalarem o novo perfil na rede social, o ‘timeline’. A mensagem de correio electrónico mostra inclusive uma notícia da RTP que aborda a nova ferramenta da rede social. Porém, seguindo os passos aconselhados, um vírus trojan instala-se imediatamente no computador podendo, entre outros danos, roubar dados pessoais.

A ESET Portugal, uma empresa de segurança informática, é quem dá o alerta afirmando que a explicação dada pelos piratas na mensagem de correio de electrónica é verdadeira e está correcta, ou seja, se seguir todos os passos o utilizador consegue de activar o novo perfil. No entanto, na última linha está a fraude. O e-mail sugere a instalação de um ficheiro com o nome ‘Facebook Config’, que infecta imediatamente o computador com vírus.

O ‘timeline’, novo formato dos perfis no Facebook, tem sido fortemente contestado por milhões de utilizadores em todo o mundo que mais uma vez estão contra as mudanças impostas pela rede social.

Contudo, deixamos o alerta. O novo perfil vai ser uma realidade para todos. Se ainda não o tem activo, saiba que o processo de migração está a ser feito de forma gradual. Mais, caso não possua ainda o novo ‘timeline’, não instale nem abra qualquer ficheiro. A mudança é feita pelo próprio Facebook.

Saiba mais sobre o novo perfil do Facebook aqui.

Em destaque

Subir