Nas Notícias

Facebook muda privacidade: Mais novos já podem partilhar com todo o mundo

facebook3facebook logo 600Rede social norte-americana continua a proibir o registo a menores de 13 anos. Depois dessa idade, já é possível ter as mesmas opções de partilha de um adulto, algo que se pode tornar na realidade mais perigoso ainda.

No espaço de dias, é a segunda grande alteração do Facebook no que toca a questões relacionadas com a privacidade dos utilizadores.

Primeiro foi o adeus à ocultação de perfis nas pesquisas, ou seja, agora qualquer pessoa surge nos resultados de uma pesquisa interna, bastando para isso escrever na caixa primeiro e último nome de quem quer encontrar.

Isto deu polémica por si só, mas há mais.

O Facebook passa a permitir a partir de agora que qualquer adolescente com idade entre os 13 e os 17 anos possa partilhar atualizações com todo o mundo, os chamados ‘posts públicos’.

Até agora, os jovens entre os 13 e os 17 apenas podiam partilhar atualizações de estado, fotografias, vídeos, etc, apenas com amigos, ou amigos dos amigos. Isto fazia com que os adolescentes estivessem de certa forma mais protegidos de utilizadores mal intencionados.

Agora acabou-se, todas as loucuras de adolescente podem ser partilhadas publicamente, ficando assim disponíveis para os mais de 1,3 mil milhões de utilizadores que o Facebook tem registados.

Abertura vs. Lucro
Sempre que o Facebook faz qualquer tipo de alteração em questões de privacidade, surgem desde logo vários pontos de vista.

A rede social afirma que esta maior abertura vai dar a possibilidade aos mais novos de se exprimirem em relação à sociedade, mas será mesmo assim?

Segundo um estudo norte-americano do banco Piper Jaffray, citado pelo Público, nos Estados Unidos cada vez mais jovens (13-17) estão a perder o interesse em usar o Facebook, preferindo outras redes sociais como o Twitter.

Vários analistas acreditam que se trata apenas de mais uma decisão para aumentar os lucros da companhia norte-americana, que desde que entrou em bolsa é pressionada pelos investidores a aumentar a receita.

O Facebook é a maior rede social do mundo. Só em Portugal, estima-se que 4,5 milhões de pessoas tenham conta criada.

Em destaque

Subir