Tecnologia

Facebook lança sistema que pode prevenir suicídios

facebook1Objetivo da rede social é permitir que os utilizadores emitam alertas caso vejam alguma publicação ou comentários suspeitos. Neste caso, um profissional do Facebook tentará falar com o utilizador pelo sistema de mensagens instantâneas.

O Facebook acaba de inovar em mais uma ferramenta. Trata-se de uma nova ferramenta que pode evitar suicídios.

Na verdade, no passado, já surgiram alguns casos de pessoas que se suicidaram pouco depois de terem deixado uma mensagem no Facebook ou mesmo no Twitter. Na maioria dos casos, ou não foram levadas a sério, ou as pessoas ligadas a essa mesma não conseguiram prevenir a tempo o ato.

É algo que o Facebook pretende agora mudar. A partir deste novo sistema, qualquer utilizador pode emitir um alerta caso veja alguma publicação ou algum comentário que seja suspeito. Depois, um profissional da rede social tentará entrar em contacto via chat com o autor da mensagem, procurando desta forma ajudá-lo, caso se trata realmente de uma situação grave.

O sistema já está em funcionamento e arranca em parceria com a National Suicide Prevention Lifeline.

O Facebook é atualmente a maior rede social do mundo, com mais de 800 milhões de utilizadores registados. Só em Portugal, são mais de quatro milhões.

Em destaque

Subir