Tecnologia

Facebook investe 85 milhões de euros em novo data center na Suécia

facebook2De forma a servir melhor os utilizadores europeus, a rede social pretende utilizar as baixas temperaturas da região como uma forma de arrefecimento dos servidores. Construção começa de imediato.

Mais de 84 mil metros quadrados, é o espaço que o Facebook vai construir em Lulea, no norte da Suécia, uma zona onde as temperaturas estão grande parte do ano abaixo de zero.

Na região ocupada por cerca de 75 mil habitantes, a rede social irá gastar qualquer coisa como 85 milhões de euros, maioritariamente com a instalação de milhares de servidores, e cerca de 50 milhões por ano, em manutenção. O objetivo é prestar um melhor serviço aos utilizadores europeus.

O Facebook pretende utilizar precisamente as baixas temperaturas como uma forma de refrigeração dos próprios servidores, economizando assim milhões de euros em gastos de energia anualmente. Além disso, Lulea é uma das zonas europeias onde o custo pago pela eletricidade é mais baixo.

O projeto é composto de três edifícios que irão ser construídos em três fases. A primeira tem início imediatamente e prevê criar cerca de 300 postos de trabalho.

O Facebook é a maior rede social do mundo com mais de 800 milhões de utilizadores registados. Só em Portugal, mais de quatro milhões de portugueses já estão ligados.

Em destaque

Subir