Tecnologia

Facebook: Estudo revela que investir em publicidade pode ter fraco retorno

mark_zuckerbergInvestigação foi levada a cabo pela Greenlight e revela que os utilizadores da maior rede social do mundo querem saber pouco sobre os anúncios que vêm. Pouco mais de um em cada dez diz clicar em alguma publicidade.

No preciso dia que se prepara para entrar em bolsa, com uma cotação inicial que deve chegar aos 105 mil milhões de dólares, o Facebook está novamente nas bocas do mundo, desta vez devido uma questão de rentabilidade.

Um estudo da empresa Greenlight vem revelar que há muito poucos utilizadores desta rede social que clicam, com frequência, na publicidade que vêm, na zona direita da página.

Para estas conclusões, esta companhia britânica realizou uma série de perguntas a cerca de cinco centenas de utilizadores, todos eles de partes distintas do planeta. Os números são claros.

Apenas 13 por cento dos utilizadores registados no Facebook, e que costuma visitar a plataforma regularmente, diz clicar na publicidade. 44 por cento diz mesmo que, seja que tipo de produto for, dificilmente vão clicar em algum.

Este estudo da Greenlight surge numa altura em que é notícia a decisão da General Motors em deixar de investir naquela rede social. O grupo norte-americano informou esta semana que os 10 milhões previstos para investimento no Facebook vão ser utilizados de outra forma. A razão, segundo a fabricante de automóveis, tem a ver com o fraco retorno que a marca está a ter.

A rede social de Mark Zuckerberg já reagiu, alegando que a estratégia da empresa norte-americana não era a melhor e que inclusive não terá levado em conta os conselhos dos técnicos da plataforma.

O facto dos utilizadores não estarem familiarizados com a publicidade no Facebook poderá, ao que tudo indica, ter pouco a ver com a qualidade dos anúncios ou da própria rede social. Na Internet, existe a expressão ‘Ad Blindness’ ou ‘Banner Blindness’ e é um fenómeno já conhecido para quem trabalha na área. Basicamente, trata-se de algo que por vezes o utilizador nem se apercebe. Consiste no facto de um utilizador automaticamente ignorar os anúncios publicitários após algum tempo, numa altura em que já conhece bem determinado site.

Em destaque

Subir