Tecnologia

Facebook está a ‘cozinhar’ motor de busca para rivalizar com Google

facebook1A Google criou uma rede social para atacar o mercado do Facebook, agora é a plataforma de Mark Zuckerberg a ripostar. Mais de duas dezenas de programadores estão já a trabalhar em novo projeto, cuja data de lançamento ainda não é conhecida.

A guerra entre Facebook e Google parece não ter fim à vista, pelo contrário, por cada ano que passa a rivalidade é maior.

Segundo a revista norte-americana Businessweek, o Facebook tem uma equipa a trabalhar num novo motor de busca online. O novo serviço estará apenas disponível para os utilizadores da rede social e vai permitir encontrar atualizações de estado, ligações, fotografias ou vídeos de uma forma mais fácil e mais rápida.

Lars Rasmussen, um engenheiro norte-americano que já esteve na Google, é o escolhido pelo Facebook para liderar a equipa de programação responsável, constituída por um total de 24 programadores.

Quanto a datas, nada para já é avançado.

A informação é confirmada à Businessweek por Patrick Moorhead, analista da Moor Insights & Strategy: “Eles têm uma equipa a trabalhar num motor de pesquisa novo”, afirma.

Na verdade, esta nova aposta do Facebook não é defendida por vários analistas. Por um lado, uns defendem que a rede de Mark Zuckerberg pode cometer um erro enorme ao tentar copiar aquilo que já está feito pela Google. Por outro, é ponto assente para outros que a maior rede social do mundo se deveria concentrar noutro tipo de projetos.

O Facebook é sem sombra de dúvida a plataforma social mais famosa do mundo mas não está nada verdade isenta de críticas, pelo contrário. Para tal, basta ver a reação dos utilizadores às recentes mudanças ao aspeto dos perfis e das páginas, com a inclusão da ‘Timeline’.

À margem das críticas, a rede social continua centrada nos seus objetivos e parece agora querer crescer por outros caminhos, numa altura em que a própria Google começa a preparar os seus sistemas para a rede semântica, o próxima era das pesquisas online. Saiba mais aqui.

Em destaque

Subir