Tecnologia

Facebook e Yahoo hasteiam ‘bandeira branca’ na guerra das patentes

facebook1Processo durava há meses, desde que o portal norte-americano acusou a rede social de violar patentes. Facebook contra-atacou com a mesma ‘arma’. Empresas comunicam que vão colaborar a partir de hoje.

Acabou. Facebook e Yahoo deram esta semana por terminada uma autêntica guerra de patentes.

Recorde-se que esta situação já dura desde 2011, altura em que a Yahoo avançou com um processo contra o Facebook, no Tribunal Federal da Califórnia. Em causa, o portal norte-americano acusava a rede social de Mark Zuckerberg de violação de patentes em muitas funcionalidades da plataforma, nomeadamente o feed de notícias, as mensagens pessoais, o sistema de anúncios, entre outras (Saiba mais aqui).

Nessa altura, o Facebook não ficou atrás e avançou igualmente com um processo contra a Yahoo, acusando a companhia norte-americana de usar tecnologias por si patenteadas.

Agora, passados meses, as duas empresas decidem acabar com todos os processos, firmando um acordo de colaboração, quer nas tecnologias de publicação de conteúdos quer nas formas de mostrar anúncios: “Estou muito contente por termos resolvido isto de uma maneira positiva”, refere Sheryl Sandberg, responsável da rede social.

Enquanto que o Facebook se torna cada vez mais líder no mercado social, o portal Yahoo, que já foi no passado o site mais visitado nos Estados Unidos, continua a sua reformulação interna. Recorde-se que, em abril passado, a empresa norte-americana anunciou o despedimento de dois mil funcionários. Segundo Scott Thompson, CEO, o objetivo é criar com isto um Yahoo “mais pequeno e mais lucrativo”, refere (Saiba mais aqui).

Em destaque

Subir