Cultura

Facebook censura foto histórica da Guerra do Vietname

As práticas do Facebook contra a nudez levam a rede social de Mark Zuckerberg a cometer exageros. Foi o que sucedeu com o jornal Aftenposten, da Noruega, que recebeu um alerta para apagar uma imagem onde ninguém vê nudez – trata-se de histórica foto de Nick Ut, tirada em 1972, a fugir de um ataque com napalm.

Phan Thị Kim Phúc tinha então 9 anos. Fugia de um ataque, na guerra do Vietname, e a fotografia tirada por Nick Ut transformou-se num ícone, uma peça de arte que retrata o sofrimento.

Ninguém vê nudez naquela menina. Vê-se dor e desespero. Mas as regras apertadas do Facebook contra a nudez levaram a rede social a censurar a obra-prima de Nick Ut.

A imagem foi partilhada numa publicação do escritor norueguês Tom Egeland, num trabalho que abordava sete fotografias que mudaram a história da guerra.

E a rede social de Zuckerberg suspendeu o perfil do escritor, segundo revela o jornal britânico The Guardian.

O jornal Aftenposten fez uma notícia sobre esta suspensão da conta de Egeland, usando, uma vez mais, a fotografia de Nick Ut. Feita a partilha na rede social, surge uma mensagem para que imagem fosse removida.

Espen Hansen, diretor do jornal, criou um vídeo, onde se dirige a Zuckerberg.

Veja essa mensagem.

Kort forklart: – Derfor sletter ikke Aftenposten bildet av Nap…

– Hør, Mark, dette er alvorlig. Se Aftenpostens sjefredaktør Espen Egil Hansen kritikk mot Facebook-sjefen.

Publicado por Aftenposten em Quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Em destaque

Subir