Tecnologia

Facebook: Bug revela popularidade dos posts

Devido a um bug, vários utilizadores do Facebook conseguiram, durante o dia de ontem, ver quantas visualizações tinha um post, mesmo que não fosse deles. A falha demonstrou a popularidade (ou não) de várias páginas.

Ou seja, por causa do bug, qualquer utilizador podia ver a contagem de visualizações das publicações de uma página mesmo que não fosse o administrador da mesma.

A rede social admitiu a falha, ressalvando que a mesma só ocorreu no site para dispositivos móveis, ou seja, quem acedeu ao Facebook através de um computador ou de aplicações não podia ver a popularidade dos posts de terceiros.

Ainda de acordo com o comunicado, a empresa apressou-se a corrigir o bug.

O problema não esteve na funcionalidade da rede social, que passou incólume, mas no desconforto de quem administra as páginas. Isto porque quem não quiser pagar por uma promoção não tem qualquer forma de antecipar a popularidade de um post.

Por outro lado, alguns utilizadores que se questionavam sobre os méritos de uma determinada página puderam comprovar, ao ver as visualizações dos artigos, a teoria que vinham formulando.

Os mais recentes estudos sobre o funcionamento das redes sociais demonstraram que só uma pequena parte do total de seguidores é que efetivamente vê as publicações. Os dados apontam para que um artigo só chegue a entre 20 e 35 por cento dos seguidores.

Em destaque

Subir