Nas Notícias

Facebook aposta em vídeos publicitários nos perfis dos utilizadores já a partir de quinta-feira

facebook1facebook logo 600 1Segundo o Wall Street Journal, o Facebook vai apostar em vídeos publicitários nos perfis dos utilizadores, bastando que estes acedam ao seu espaço para que as campanhas sejam exibidas. A primeira campanha, já na quinta-feira, será um trailer de um filme.

O Facebook vai lançar vídeos a partir desta semana vídeos publicitários, um novo projeto comercial que será apresentado de forma automática no perfil do usuário. Para ver estas campanhas, bastará que o utilizador aceda ao seu espaço, a partir de um computador, smartphone ou outro dispositivo móvel.

A informação foi publicada pelo Wall Street Journal, que adianta que a rede social de Mark Zuckerberg arranca com estes vídeos já a partir de quinta-feira, apresentando um trailer de um filme de ficção científica: ‘Divergent’, previsto para o primeiro semestre de 2014.

Aquele jornal norte-americano, que cita fonte do Facebook que acompanhou o projeto, representa a aposta numa campanha publicitária agressiva, que tem suscitado dúvidas sobre a sua eficácia e muitos receios.

Teme-se que, explorando o perfil dos utilizadores da rede para vender produtos, a reação seja negativa e provoque ainda mais danos no Facebook, que começa a perder a preferência de alguns grupos etários.

Igualmente preocupantes são as potenciais falhas técnicas que este projeto acarrete. As fases de testes já decorreram, na semana passada, para evitar essas falhas na rede social.

Ainda de acordo com o Wall Street Journal, as campanhas publicitárias serão curtas: não durarão mais do que 15 segundos. Mas permitirão uma faturação elevadíssima para o Facebook: cerca de dois milhões de dólares por dia, no máximo, para os utilizadores com idades compreendidas entre os 18 e os 54 anos.

A rede social espera aumentar a faturação com a publicidade, com este projeto de campanhas nos perfis dos usuários. Os anúncios ‘tradicionais’ permitiram um aumento dos encaixes financeiros, no terceiro trimestre, na ordem dos 66 por cento (mais 1,8 mil milhões de dólares).

A publicidade a partir de ligações por rede móvel é a mais atrativa por parte dos investidores na rede social e já representavam, no terceiro trimestre de 2013, 49 por cento do total da faturação, o que compara com os 41 por cento do segundo trimestre.

Com este projeto, o Facebook deverá encaixar milhares de milhões de dólares, mas estas campanhas terão certamente um custo e vão afastar usuários que não vão gostar de ver no seu perfil conteúdos comerciais.

Em destaque

Subir