Tecnologia

Facebook: Além de ‘gostar’ e ‘comentar’, em breve poderá ‘querer’

facebook1Maior rede social do mundo tem já testes em andamento com algumas marcas norte-americanas de retalho. Nova funcionalidade terá como objetivo aumentar ainda mais a relação das empresas com o Facebook.

Além de poder gostar e comentar nas publicações no Facebook, em breve poderá ‘querer’. A rede social está a testar nos Estados Unidos uma nova funcionalidade que vai permitir que os utilizadores selecionem algo que desejam comprar, ou que lhes seja oferecido.

Para já, não se sabe ainda se esta nova funcionalidade será aberta a todo o mundo.

Atualmente, a empresa de Mark Zuckerberg encontra-se em testes com marcas como Victoria Secret ou Michael Kors.

Basicamente, o que o Facebook faz é servir como ponte de ligação para os sites das marcas, ou seja, determinada empresa publica por exemplo uma imagem na rede social para os seus fãs, e essa mesma imagem, de determinado produto, está interligada com a loja online da marca. Depois, basta o utilizador clicar no ‘quero’ que o registo fica feito. Além de ir criando a sua lista de ‘desejos’, os amigos também terão acesso a essa informação. Poderá com isto ser uma boa ajuda naquela hora em que não sabe o que oferecer a determinada pessoa.

Esta nova funcionalidade acaba por ser equiparada às famosas ‘Wish Lists’, uma funcionalidade já presente em alguns dos sites mais conhecidos de vendas a retalho.

“As pessoas vão poder ver produtos e comprar a partir do Facebook. Além disso, os amigos vão poder seguir de perto o que gostam, o que compram ou o que querem comprar”, afirmam os responsáveis do Facebook, à agência Reuters, citado pelo Dinheiro Vivo.

Necessidade de aumentar lucros
Embora à partida o Facebook não ganhe qualquer valor com as vendas a partir desta nova funcionalidade, certo é que a empresa de Mark Zuckerberg continua a tentar encontrar novas soluções para aumentar os lucros. Os tempos não são fáceis para a rede social que, apesar de ter recentemente atingido a marca dos mil milhões de utilizadores, continua com dificuldades em faturar. Desde que entrou em bolsa, em maio passado, as ações da empresa já chegaram a valer metade.

Nos últimos tempos, os responsáveis têm apostado em novas ferramentas e funcionalidades para aumentar os lucros com publicidade. Veja de seguida algumas novidades recentes:
Facebook: Por sete dólares, pode ‘obrigar’ os seus amigos a ver o que publica – ver;
– Abrir uma promoção no Facebook vai custar dinheiro – ver.

Em destaque

Subir