Nas Notícias

Faça as Pazes consigo

Em conflito com outras pessoas significa conflito contra nós mesmos.

Criamos histórias diferentes acerca das várias pessoas que conhecemos. Algumas delas vivem em alegria, com lealdade, no entanto, a maioria está preenchida por conflitos que terminam em irritação, ódio, ressentimento e decepção.

Porquê que isto acontece? Tente observar, pelo ponto de vista de outra pessoa, se nos sentimos confortáveis para estar com ela, então somos capazes de aceitá-la como ela é, a nossa amizade é preenchida por alegria, felicidade, tolerância, e até a defendemos quando ela é culpada. No entanto, quando encontramos uma pessoa que nos faz sentir desconfortável, então automaticamente um pequeno problema pode ser um grande problema. Mesmo que outras pessoas não considerem que essa pessoa tenha feito alguma coisa errada, vamos sempre vê-la negativamente. Não somos capacitados de mudar as outras pessoas a serem pessoas que nos fazem felizes ou confortáveis, esta é a realidade. O que nos faz felizes ou tristes, gostar ou não gostar, é só o nosso humor a nossa mente. Apenas uma única negação dentro do nosso coração vai levar a um conflito ou conflito interno, ou seja, ficamos contra nós mesmos.

Ficaremos assim cansados de lutar contra nós ou contra o nosso ego, e as outras pessoas não mudarão facilmente. Tudo precisa de tempo para mudar. Imagine quanto tempo é necessário esperar para que outras pessoas mudem para que seja confortável estar com elas? Perdemos o nosso tempo, desperdiçamos o tempo que podemos desfrutar em paz. Este tempo de paz é perturbado com situações desconfortáveis, e então a nossa vida é plena de tensões e stress. Sabiamente, tente ser pacífico consigo mesmo, através da remoção de qualquer negação em relação aos outros. Tente entender que as outras pessoas ainda estão no processo de aprender a viver a sua vida. Tente observar pessoas sábias, estas têm uma alta tolerância à condição dos outros, não pedem para serem o que elas esperam, aceitam-nos como eles são. No entanto, as pessoas sábias não são um boneco que estão apenas a seguir a expectativa de outros.

Porque não aprender a ser uma pessoa sábia? Para ser uma pessoa sábia, precisamos de aprender com cada encontro com outras pessoas. Não é uma coincidência quando conhecemos alguém, porque esse é o processo para que possamos estar em paz connosco.

Ao tentar compreender os outros, seremos capazes de nos corrigir.

No entanto, se sentir desconforto, significa que ainda tem a negação dentro de si. Negação aos outros acontece porque ainda temos sentimento de aversão. Isto porque a semente de raiva, inveja, arrogância, ganância e outras características negativas ainda estão dentro de nós. Poupe o seu tempo para fazer purificação interior para remover as sementes negativas. Fazê-lo com plena consciência de aceitar as suas próprias fraquezas, e tentar perdoar os outros para que possamos ser capazes de aceitá-los como eles são. Quando estamos tranquilos connosco, seremos capazes de ver as várias acções dos outros e ver a beleza deste universo colorido.

Em destaque

Subir