Desporto

Fabrice Muamba já se senta na cama para comer mas médicos continuam atentos

fabrice_muamba_1Está a ser olhada por muitos como um milagre, a situação de Fabrice Muamba. Depois de ter estado morto durante 78 minutos, segundo o médico que prestou assistência no relvado, o médio inglês tem estado a recuperar de dia para dia. Este domingo, jogador comeu sentado na cama.

Fabrice Muamba, médio do Bolton que no passado dia 17 de março sofreu um colapso em campo, encontra-se a recuperar de dia para dia.

Depois de na passada semana já ter conseguido mexer braços e pernas, o médio inglês conseguiu levantar-se da cama pela primeira vez. Em nota publicada no site oficial, os responsáveis do Bolton confirmam que o jogador de 23 anos comeu sentado e até viu um pouco de televisão.

Mesmo com a sua condição a evoluir favoravelmente, Muamba encontra-se ainda nos cuidados intensivos do London Chest Hospital e lá deverá continuar ainda por alguns dias.

Recorde-se que Fabrice Muamba, de 23 anos, sofreu um colapso no passado dia 17 de março, no 42.º minuto da partida entre o Tottenham e o Bolton, a contar para a Taça da Liga. O jogador foi assistido no relvado mas não recuperou os sentidos, tendo sido transportado de emergência para o hospital. Saiba mais aqui.

Medicina colocada à prova
A situação de Fabrice Muamba está a intrigar um pouco a medicina à escala global. Jonathan Tobin, médico que assistiu o médio do Bolton no relvado, segundos depois do colapso, afirma que o jogador esteve morto mais de uma hora: “No total foram 78 minutos. 48 no campo, após o colapso, e mais 30 no hospital”, confirma.

Tobin fala ainda daquilo que sentiu após perceber que pouco havia a fazer: “Depois de chegarmos ao hospital refugiei-me num corredor e chorei, nunca esperávamos que recuperasse os sentidos”, conta o médico, para depois caracterizar o sentimento oposto, quando soube daquilo que considera um milagre: “Depois de recuperar os sentidos perguntei-lhe o nome. Respondeu-me Fabrice Muamba. Disse-lhe ainda que tinha ouvido falar que era um grande jogador. Ele disse-me que fazia por isso. Nesse momento as lágrimas voltaram”, afirma Jonathan Tobin.

Carreira
Fabrice Muamba, 23 anos, nasceu no Zaire, atual República Democrática do Congo. A sua primeira época como profissional de futebol foi no Arsenal, na temporada de 2005/06. Um ano depois, o médio viria a transferir-se para o Birminham City, na época em que se afirmou na Premier League, tendo realizado 37 partidas e marcado dois golos. Em 2008/09 transfere-se para o Bolton, onde está até então. Pilar do meio campo dos ‘Wanderers’, Fabrice Mumba realizou mais de 100 jogos pelo Bolton, em três épocas. Esta temporada levava já 20.

Em destaque

Subir