Desporto

Fabrice Muamba estável mas ainda em estado crítico

fabrice_muamba_1Jogador do Bolton continua nos cuidados intensivos do Hospital London Chest mas encontra-se estável. Formação inglesa não pensa voltar a jogar na Taça de Inglaterra.

O mundo do futebol conheceu o seu lado mais triste e doloroso no passado sábado. Jogava-se o 42.º minuto do jogo entre o Tottenham e o Bolton, a contar para a Taça de Inglaterra. A partida estava empata a uma bola, quando os golos, a passagem na eliminatória, e tudo o resto deixou de fazer sentido.

Fabrice Muamba, médio inglês do Bolton, caiu inanimado no relvado. As equipas médicas de ambos os clubes socorreram de pronto o jovem de 23 anos, que não recuperou os sentidos. Muamba foi levado de urgência para o hospital e pouco tempo depois, Howard Webb, árbitro que dirigia a partida, cancelou o encontro.

Dois dias depois do momento trágico, Muamba continua a lutar pela vida no London Chest Hospital. A equipa médica daquela unidade hospitalar confirma que, a parte cardíaca do jogador está estável, embora que o seu estado ainda seja considerado crítico.

Entretanto de Inglaterra chegam notícias de uma provável desistência do Bolton da Taça de Inglaterra. A informação é avançada por Kevin Davies, capitão de equipa: “Jogar é algo que não está nas nossas cabeças”, afirma o inglês.

Fabrice Muamba, 23 anos, nasceu no Zaire, atual República Democrática do Congo. A sua primeira época como profissional de futebol foi no Arsenal, na temporada de 2005/06. Um ano depois, o médio viria a transferir-se para o Birminham City, na época em que se afirmou na Premier League, tendo realizado 37 partidas e marcado dois golos. Em 2008/09 transfere-se para o Bolton, onde está até então. Pilar do meio campo dos ‘Wanderers’, Fabrice Mumba realizou mais de 100 jogos pelo Bolton, em três épocas. Esta temporada, levava já 20, até ao colapso que de que foi vitima no passado sábado.

O mundo do futebol acompanha praticamente ao minuto a situação do internacional inglês. Os próximos dias devem ser determinantes para o jogador, que continua a receber força de todas as partes do mundo.

Em destaque

Subir